Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval de Veneza

                        

Olá amores, curtindo muito o carnaval? Bom... o pior é que eu estou (e nem ligo muito para carnaval)!
Bem como não tenho essa vibe de ir em todos os blocos do Rio, decidi fazer um post especial sobre o carnaval de Veneza, uma cidade onde sonho ir nesta comemoração.

Primeiramente... Origem: O carnaval se originou na Grécia Antiga onde realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e da boa colheita. O período do carnaval era marcado pelo "adeus a carne" ou em latim "carne vale" (já sabe né?!) dando origem ao nome "carnaval", onde cada cidade comemorava de acordo com seus costumes.
 Muito tempo depois em meados de 590 d.C (Idade Média) a Igreja Católica passou a adotar essa comemoração relacionando com a ideia de deleite aos prazeres da carne.

"Segundamente"... Veneza: Ha quem diz que o Carnaval teve origem em Veneza (existe algumas pesquisas sobre esse fato, mas não julgarei se é verdade ou mentira). A história é a seguinte: após a cidade (onde ainda era conhecida como: Repubblica Della Serenissima) ter suportado uma grande invasão, obteve como forma de pagamento pela grande batalha um touro e doze porcos. Onde, a partir daí comemora-se a festa chamada Sexta-Feira gorda (ou carnaval). 
A comemoração era magnifica, onde iam para as ruas músicos e saltimbancos, (grupos de famílias que faziam teatro em praças de cidade em cidade, originados da própria Itália) com a intenção de alegrar a todos utilizando suas máscaras próprias de sua arte (commedia dell'arte). A festividade nas ruas era tão magnifica que burgueses da época começaram a sair de seus grandes bailhes cheios de champanhe para se divertirem nas ruas.
Mas como faziam isso sem pagar chacota ou serem reconhecidos? Usavam máscaras, as mesmas dos atores saltimbancos. Todos às usavam, dos mais ricos aos mais pobres. Com elas tudo era permitido, zombavam as hierarquias sociais, se envolviam em casos românticos e novas paixões.

A cada ano que passa a festa esta cade vez mais linda, com suas máscaras únicas e suas roupas de origem iluminista. Espero que tenham gostado do post. Bom carnaval a todos vocês.

                                   

                                    

                                   

                         

Fonte: 

Wikipedia
Amadeus 1A
Leio o mundo assim
G1

5 comentários:

  1. Gostei do post, bem interessante! :D
    http://tudodoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu aceito ir pra Veneza em qualquer época do ano, não só no carnaval. Imagina só?! Haha!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Só não vou em época de maré baixa que dizem fica insuportável e não dá para chegar nem perto do canal! xD Fora a isso, também iria a qualquer época!
    Obrigada por comentar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Veneza é muito linda, e um sonho pra mim...
    No carnaval de agora, uma colega minha que está de intercâmbio na Europa passou por lá...
    Ai, muito perfeito, deu muita invejinha branca HAHAAHA

    Queria avisar que virei colaboradora em um blog, o Refúgio das Palavras, e meu primeiro post saiu hoje..
    Ficaria muito feliz se você pudesse conferir e comentar lá!
    Beijão

    http://goo.gl/tXYdL

    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Black Moustache