Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher com Yoko Ono

Durante duas semanas fiquei pensando em quem homenagearia nesse dia internacional da mulher. Então me veio: bom sou beatlemaníaca, meu blog tem o nome de uma música dos Beatles. Por que não falar da mulher que destruiu a banda?

Para deixar claro: sou beatlemaníaca, então tenho um preconceito pré-estabelecido e fundamentado sobre Yoko Ono. Mas infelizmente, ouso comentar, também sei admirar e respeitar o trabalho dessa revolucionária então... vamos lá.

Yoko Ono nascida em Tóquio no Japão em 18 de fevereiro de 1933. Nasceu em uma família rica e tradicional do Japão (patricinha que tinha tudo que queria) tendo oportunidade de estudar na melhor escola de seu país (viu!). Durante esse período estudou canto, piano, artes plásticas, pintura, entre milhões de outras coisas.

Durante a Segunda Guerra Mundial deslocou-se frequentemente entre cidades do Japão e os Estados Unidos até quando se mudou definitivamente para NY. Lá entrou para a faculdade de música Sarah Lawrence, onde conheceu importantes músicos de vanguarda, que posteriormente a influenciariam em suas músicas malucas de pop rock- punk, que não fez muito / nenhum sucesso na época e hoje é reconhecida como um marco histórico, embora muitos ainda não conheçam (vai entender).

Em 1956 ainda em NY começou a participar de grupos frenéticos contra a guerra e se casou com Toshi Ichiyanagi (musico que conheceu na faculdade) contra a vontade de seus pais e com isso rejeitando todo o auxílio financeiro de sua família, começou então a lecionar arte japonesa e música em escolas publicas (a admiro por isso).

Começou também a se dedicar nas obras plásticas que em 1966 teve o reconhecimento e com isso realizou uma exposição individual em Londres, onde conheceu John Lennon que, ficou maravilhado pela obra e com isso, também pela artista (¬ ¬), então... começou a trair abertamente a sua mulher Cynthia Powell a mãe do famoso Julian (que foi inspiração para a música do Paul “Hey Jude”... mas isso é história para outra hora)

Depois disso Yoko virou mulher de Lennon, ajudou a banda The Beatles a chegar ao seu final trágico, milhões de fãs ficaram contra ela, John e Yoko se mudaram para os EUA , John tentou carreira solo mas era simplesmente um fracasso (para época). Como assim?

Bom... Lennon desistiu de tudo e começou do zero, fazendo shows pra plateias lotadas de fãs dos Beatles e tocando músicas to-tal-men-te desconhecidas e de conteúdo revolucionário, influenciado pela sua mulher que estava completamente engajada, na época, com o movimento pacifista, pois os EUA estavam envolvidos na guerra do Vietnam.

Ainda nesta fase, Yoko e Lennon foram perseguidos não só pelos fãs dos Beatles, mas também pelo governo dos Estados Unidos pois eles estavam indo completamente contra a política da época. Com tudo isso acontecendo e com Lennon não se dando bem na carreira musical e não sabendo administrar seu dinheiro, Yoko passou a trabalhar com sua arte enquanto Lennon por vontade própria virou dono de casa e passou a cuidar de seu filho Sean.

Depois de toda essa loucura Lennon acabou sendo morto por um fã e Yoko continuou engajada em sua carreira de cantora, cineasta, artista plástica, vanguardista japonesa, revolucionária, mãe, viúva e destruidora da melhor bando do mundo provando ser uma mulher forte determinada e que “nothing’s gonna change your world”.

Como curiosidade fiquem agora com dois vídeos, um da música "Everyman Everywoman" da Yoko Ono que hoje é um marco histórico (??) e uma apresentação dela com a Lady Gaga (dica, vejam primeiro o da Lady Gaga, segundo vídeo).




                                    

Sinceramente não consigo entender o trabalho dela (respeito, mas não entendo), gostaria de saber, o que acharam? 

Fonte: 



7 comentários:

  1. "Por que não falar da mulher que destruiu a banda? " HAHAHA
    Oi Julia, adorei o post comemorativo, a Yoko sempre foi uma incognita para mim, parece que ela apareceu pra fazer tudo desandar sabe?
    Parabéns pelo post, está muito bem escrito, adorei a ideia de postar os vídeos dela também, um pouco mais interativo né?
    Tentei colocar um vídeo na resenha do filme, mas ficou muito pequeno...
    E feliz dia das mulheres para você né? hahaha
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. hahaha feliz dia das mulheres para você também!! Acredite se quiser... ela continua sendo uma grande incógnita para mim. É uma mulher muito diferente né?! Que bom que gostou do texto. Fico muito feliz, principalmente recebendo uma opinião sua! OBRIGADA *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Passei pra avisar que ~~finalmente~~ postei a tag que você me enviou
      o/

      passa lá pra conferir!
      Beijão

      Excluir
  3. Seu blog é ótimo, parabéns!

    Beijos.
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pra você ver até onde uma mulher pode ir com o seu poder sobre um homem! rsrsrs

    ResponderExcluir

Black Moustache