Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que é Cosplay ?







Forrest J. Ackerman, e Myrtle R. Douglas na Worldcon de 1939.

Se você é realmente fã da cultura Asiática sabe o que é Cosplay. Mas da onde vem essa cultura, onde se iniciou ?
Cosplay do inglês significa (cos = costume / pay= brincadeira) que na verdade é uma grande brincadeira em que você se fantasia de personagens de filmes, quadrinhos, séries que você adora e se imaginaria sendo, imitando além das roupas sua forma de falar e agir. Você realmente vira a quele personagem.

Origem:   O cosplay na verdade começou nos EUA com outro nome chamado de masquerades, nas convenções de ficção científica. O primeiro exemplo dessa prática foi em  1939 em Nova York quando Forrest J. Ackerman e sua amiga Mvrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre 185 pessoas (imagina isso). No ano seguinte milhões de pessoas adotaram essa ideia e compareceram fantasiados. (Há e esse cara esquisito, Forrest virou um dos homens mais respeitados e influentes no meio da Ficção Científica).  Depois disso essa prática foi tomando força e ficando mais séria, sendo criado concursos para a melhor "fantasia" além de apresentações envolvendo dramaturgia. Um dia, para ser mais exata em 1984 Nobuvuki Takahassi um estudioso japonês decidiu viajar para NY para ver de perto essas convenções, maravilhado com o que viu escreveu várias reportagens para revistas japonesas de ficção científica criando e difundindo um novo termo para esse evento o Cosplay. Depois disso virou febre nas convenções japonesas concursos de cosplay se ampliando depois para um novo mercado que se abria cada vez com mais força o mangá e o anime.

O sucesso foi tão grande no Japão que a cada ano eles melhoravam os concursos virando simplesmente febre e abrindo lojas de Cosplay por toda a parte.Eu não sei vocês, mas fazia idéia que tinha começado nos EUA. Mas é claro que como sempre os japoneses sempre melhoram as idéias Ocidentais né não ?!

Brasil: Embora existam relato da presença de fãs fantasiados em convenções de Jornada nas Estrelas em meados da década de 80, e posteriormente em encontros de jogadores de RPG e fãs de anime em 94, acredita-se que o cosplay, como um hobby foi introduzido no Brasil em 96, junto a primeira convenção de anime do pais o Mangacon. Realizado em São Paulo (claro) pela ABRADEMI - Associação de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Depois disso o Cosplay também virou febre pelos amantes da cultura Oriental e está presente em eventos de menor e maior escala.

Vou botar umas fotinhos dos meus Cosplays preferidos:



 

                                                                                                   












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Black Moustache